Conheça a trajetória de Ronaldinho Gaúcho


  19 07 2010
 
  Nascido na madrugada do dia 21 de março 1980, mais precisamente 03h20min. Cidade de Porto Alegre. Estado Rio Grande do sul, País Brasil.
 
  Noite mágica, nascia um dos maiores jogadores que a história já viu. Mas isso era apenas o começo.
  Ronaldo Assis Oliveira, o mais novo dos ter filhos de João e miguelina. Na infância,o principal brinquedo era a bola, a melhor diversão, o futebol.
 
  E desde muito pequeno, Ronaldinho – como começa a ser chamado, já demonstrava habilidade descomunal, registrada em vídeos caseiros da família.
 
  Indicado pelo irmão Assis, que já brilhava no futebol profissional, aos sete anos de idade, Ronaldinho iniciou na escola de futebol infantil do Grêmio Football Porto – Alegre. Naquela época, Assis – que hoje é empresário do jogador, garantia que o mais novo da família Moreira jogava mais que qualquer outro.
 
  Atleta diferenciado que era, logo começou a brilhar. Ronaldinho ganhou inúmeros títulos nas categorias de base do Grêmio, que o credenciou a ser convocado para seleção sub 17.
 
  Ainda garoto conquistou o mundial da categoria e recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.
 
  Neste ano,percebendo o imenso potencial do atleta, o PSV EINDOVHEN da Holanda, fez uma proposta para te-lo como jogador. O Grêmio recusou.
  O ano 1999 veio e tratou de apresentar Ronaldinho para o mundo, após selar exibições com a camisa gremista, o jovem de 19 anos fora convocado por Wanderley Luxemburgo, técnico da seleção Brasileira principal na época, para disputa da Copa América. Ao entrar na primeira partida, conta a Venezuela, protagonizou um lance de pura magia:
  Ronaldinho recebeu na entrada da área, deu um lençol no zagueiro venezuelano e chutou forte, no canto esquerdo do goleiro. Pronto. O mundo ganhava um gênio, chamado agora Ronaldinho Gaúcho.
 
  E o Brasil comemorava o novo craque.
  Com tamanha visibilidade, a segunda grande proposta pela maior promessa brasileira não demoraria a chegar.
 
  O Leeds United, da Inglaterra, ofereceu cifra milionária, acima de padrões daquela época, tudo para ter a mágica de Ronaldinho Gaúcho. Mas o Grêmio recessou novamente.
 
  Em 2000, a Europa chamava por Ronaldinho. O desejava incessamente. Ele então se transferiu para o País Saint Germam, da França. Seguia a rotina de gols incríveis e jogadas de pura habilidade.
 
  Nesse mesmo ano, Ronaldinho foi convocado por Luis Felipe Scolari, novo técnico da seleção brasileira, para as eliminatórias da copa do mundo mais importante do futebol mundial.
 
  Veio a copa 2002 no Japão e na Coréia. Sem duvida, esse foi um dos grandes momentos de Ronaldinho Gaúcho. O jogador formou o tiro ofensivo com Ronaldo e Rivaldo e ajudou a seleção Brasileira a se transformar um time praticamente imbatível.
 
  Tamanha força no ataque resultou na conquista do penta Campeonato Mundial. Com belas assistências, dribles precisos e gols importantes, o craque brasileiro ganhou mais e mais fãs em todo mundo.
 
  Após a copa, Ronaldinho deu continuidade ao seu projeto profissional e, em uma transação milionária, mudou-se para Barcelona em 2003, pelo valor de 30 milhões de euros. Era mais um sonho realizado, ser camisa 10 do Barça.
 
  Contudo, a tarefa não era nada fácil, a equipe catalã passava por uma crise interna e um triste jejum de vitórias e títulos.
 
  Só que Ronaldinho sabia que chegava para a história, mas uma vez. Ele foi o pivô do ressurgimento do clube, que levo a instituição a incrível marca de 125 mil sórios. O número foi alcançado após brilhantes atuações do craque com a camisa azul e grená. A primeira temporada foi apenas um , e Barcelona ficou o vice Campeonato Espanhol.
 
  Ronaldinho Gaúcho que enchia de orgulho os Eulés, que eram torcedores do clube. No dia 20 de dezembro de 2004, o craque brasileiro entrava para o celebre grupo dos maiores jogadores de futebol do mundo: Ronaldinho era eleito pela FIFA como o melhor jogador do mundo.
 
  No ano seguinte, levantaria o primeiro titulo pelo clube. Campeão espanhol na temporada 2004/2005. A conquista foi intensamente comemorada na Catalunha. Principalmente, por ter deixado para trás ninguém menos que o maior rival, o real Madrid.
 
  Mas a história queria mais, e Ronaldinho a daria. Para ser eternizado no barça, faltava um título, faltava. O craque brasileiro conquistou na temporada de 2005/2006, além do bicampeonato espanhol a cobiçada Champion League- liga dos campeões da Europa. O Barcelona comemorava pela segunda vez o grande titulo na sua historia. E no dia 19 de dezembro de 2005, Ronaldinho gaucho comemorava, também pela segunda vez, mas no seu caso, consecutivamente o troféu FIFA de o melhor do mundo.
 
  Ainda jovem, Ronaldinho já havia conquistado vários prêmios e inúmeros títulos. E com o futebol cada vez mais surpreendente e encantador, tem sido comparado com os dois maiores jogadores que o futebol já viu jogar: ninguém menos que Pelé e Maradona.
 
  No dia 29 de março de 2006, um estudo apontou Ronaldinho como jogador com maior valor comercial do mundo, deixando para trás os inglês David BECKMAN e Wayne Rooney.
  Em 2008 o craque brasileiro se transferido para o Milan. Um inicio promissor, com gols importantes como no primeiro clássico que disputou contra a inter de Milão, marcando o gol rossoneira. Ronaldinho ajudou a equipe a conquistar uma vaga para a Champion League em 2009/2010.
 
  Depois da primeira temporada o craque seguiu no Milan e se tornou referencia do time em campo. As atuações brilhantes são acentuadas pelas assistências precisas e gols decisivos.
  Como conseqüência ao excelente trabalho em toda carreira, Ronaldinho recebeu o premio Golden foot, colocando a marca dos seus pés na Champions Promande (Calçada da fama) do principado de Mônaco.
 
  Alem deste, Ronaldinho foi escolhido como melhor jogador da década (2000 a 2009) pela revista britânica world soccer. Outro veiculo inglês importante o jornal The Sun, colocou o craque brasileiro na world team of de década ( seleção mundial da década)
  E a história quer mais........ ela sabe que Ronaldinho o dara.
 
  Titulos
  Grêmio
  - Campeão Gaúcho – 1999
  - Copa Sul – 1999
  Paris Saint Germaim
  - Copa Intertoto da UEFA -2001
  BARCELONA
  - Liga dos Campeões da UEFA – 2005-2006
  - Campeonato Espanhol – 2004-2005, 2005-2006
  - Supercopa da Espanha- 2005-2006
  Seleção Brasileira
  - Mundial sub 17 -1999
  - Copa América -1999
  - Torneio Pré Olimpico Sulamericano – 2000
  - Copa do Mundo FIFA – 2002
  - Copa das Confederações – 2005
  - Jogos Olimpicos – bronze em 2008
 
  PREMIOS INDIVIDUAIS
  Revelação do ano Campeonato Gaúcho – 1999
  Melhor jogador da copa das confederações -1999
  Bola de prata revista placar -2000
  Melhor atacante da liga do campeões da uefa- 2004-2005
  Melhor jogador do mundo pela Fifa – 2004-2005
  Jogador do ano da Revista World Soccer – 2004-2005
  Ballon d or (Bola de ouro) revista France Football -2005
  Onze d or (onze de ouro) -2005
  Melhor jogador da liga dos campeões da uefa – 2005-2006
  Golden foot-2008
  Melhor jogador da década pela revista world soccer-2000-2009
  World team of the decae pelo jornal the Sun-2010
 
  Agência Futebol de Base
 
 
 


Voltar para a Home







Home | Quem Somos | Campeonato | Anuncie | Cadastre-se | Contatos | Colunas | Notícias | Fique de Olho | Calendários | Super Interessante

Todos os reservados á futeboldebase.com.br